Portal da Cidade Resende

DENGUE

Mutirão inspeciona mais de 6.700 imóveis durante final de semana em Resende

Durante as visitas, foram coletadas 106 amostras do mosquito Aedes Aegypti e 441 amostras do inseto em estágio de larva.

Publicado em 05/02/2024 às 19:28

Equipes realizaram vistoria em imóveis de 7 bairros de Resende (Foto: Douglas Pacheco - ACOM/PMR)

Resende

A Prefeitura de Resende realizou mais um final de semana de mutirão voltado ao combate à Dengue com equipes percorrendo domicílios para vistoriar os imóveis, eliminar focos do mosquito transmissor da doença e coletar amostras.. Ao todo, foram 6.764 imóveis percorridos em dois dias (sábado e domingo). Deste número, 3831 imóveis receberam as equipes e permitiram a vistoria. Os bairros percorridos foram Cidade Alegria, Alegria ll, Nova Resende, Mirante da Serra, Boa Vista l, Boa Vista ll e Jardim Oeste.

O secretário municipal de Saúde, Jayme Neto, destaca que os mutirões nos fins de semana começaram ainda em dezembro e que segue empenhada no combate à Dengue, cujos números estão em alta no país. "É um trabalho realizado continuamente em Resende. O combate à Dengue sempre foi um assunto tratado com muita seriedade e empenho em Resende, mesmo quando os números da doença não levantavam nenhum alerta. Com o cenário nacional preocupante como temos atualmente, houve um reforço ainda maior. Como sempre, preparamos nossa estrutura de saúde para se adaptar ao contexto e temos centros de hidratação em pleno funcionamento na UPA e no Hospital de Emergência, devido à demanda pelos casos da doença. Estamos preparados e continuaremos sem medir esforços para proteger a população", disse o secretário municipal de Saúde, Jayme Neto.

Durante as visitas, foram coletadas 106 amostras do mosquito Aedes Aegypti e 441 amostras do inseto em estágio de larva. Vale ressaltar que a grande maioria dos focos do mosquito transmissor da Dengue estão em domicílios ou outros imóveis particulares, reforçando ainda mais a importância da colaboração da população para combater a doença.


O prefeito Diogo Balieiro Diniz enfatiza a importância do trabalho em conjunto onde a parceria com a população é forte aliada. "É preciso ter os cuidados em casa, colaborar com as visitas e também conscientizar o máximo de pessoas possível. Afinal, a Dengue traz consequências para todos nós. Nossos profissionais e estrutura de saúde estão prontos e trabalhando muito nesse combate", destacou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Centros de Hidratação

A gestão municipal implantou Centros de Hidratação para possíveis pacientes com casos de dengue, no Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori e na Upa 24h. A iniciativa foi possível por meio de uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Os espaços contam com área de hidratação, posto de enfermagem, análise laboratorial e consultório médico, com equipes reforçadas.

Fonte:

Deixe seu comentário