Portal da Cidade Resende

AEDES AEGYPTI

Itatiaia registra primeira morte por dengue no município

Moradora de 98 anos foi diagnosticada com a doença no dia 5 de janeiro e morreu no dia 9.

Publicado em 01/02/2024 às 17:07

Itatiaia registra primeiro caso de morte por dengue (Foto: AECOM/PMI)

Itatiaia

A Secretaria de Saúde de Itatiaia confirmou na tarde desta quarta-feira (31) o óbito de uma moradora do município causada pela dengue. A paciente, uma mulher de 98 anos, foi diagnosticada no dia 5 de janeiro e faleceu no dia 9 do mesmo mês. Segundo a secretaria, a moradora possuía algumas comorbidades e era acompanhada pela equipe do programa ‘Melhor em Casa’.

O secretário de Saúde, Luiz Eduardo Rodrigues, ressaltou que a administração municipal se solidariza com a família pela perda e lembrou a importância de a população se engajar cada vez mais no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Ele alerta que o município enfrenta o avanço do número de casos, que aumentaram de forma expressiva em relação ao mesmo período no ano passado. "Intensificamos as ações de combate ao mosquito, com as visitas domiciliares, bloqueios, utilização de carro UVB, reforço da equipe hospitalar e das unidades de saúde, buscando levar informação e conscientizando para a população sobre a seriedade do momento. Todos nós, gestores e população, temos que estar empenhados na luta contra a dengue. O percentual dos focos encontrados em residências é expressivo e todos devem estar atentos aos possíveis criadouros do mosquito transmissor. A participação ativa da população é fundamental para conter o avanço da doença", enfatizou o secretário.

Os registros de casos de dengue em Itatiaia seguem a tendência que ocorreu em todo o Estado, a partir de dezembro passado, de crescimento nas notificações. A cidade contabilizou em janeiro deste ano, até o dia 29, 810 casos suspeitos da doença, sendo que 401 foram confirmados. Em 2023 o município totalizou 1.086 notificações e 421 casos positivos, 266 deles em dezembro. O resultado do último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação por Aedes Aegypti) referente ao período de 07 a 13 de janeiro mostrou resultado de 3.6.

De acordo com o boletim Panorama da Dengue, da Secretaria de Estado de Saúde, nas quatro primeiras semanas deste ano, o Estado do Rio de Janeiro teve 17.437 casos prováveis de dengue. No mesmo período, em 2023, foram 1.441 casos. Dos 92 municípios do estado, 14 estão com taxa de incidência acima de 500 casos por 100 mil habitantes. Os dados mostram que o Rio de Janeiro mantém tendência de alta nos casos da doença, com números acima da média histórica.

Fonte:

Deixe seu comentário