Portal da Cidade Resende

INCLUSÃO

Vereador pede curso pré-vestibular online para pessoas com deficiência auditiva

O intuito é dar ferramentas para que esses estudantes possam se preparar da melhor forma possível para o Enem e demais vestibulares.

Publicado em 11/04/2023 às 09:00
Atualizado em

Vereador Tiago Forastieri é autor da proposta da criação do curso pré-vestibular (Foto: Arquivo pessoal)

Resende

Uma proposta aprovada recentemente pela Câmara Municipal de Resende visa facilitar o acesso de pessoas surdas ou com deficiência auditiva à universidade. A indicação de autoria do vereador Tiago Forastieri (PP), solicita à Prefeitura um estudo de viabilidade para oferecer um curso pré-vestibular on-line exclusivo para esse público.

Segundo Forastieri, o intuito é dar ferramentas para que esses estudantes possam se preparar da melhor forma possível para o Enem e demais vestibulares. “A ideia é que os alunos tenham acesso a conteúdos em Libras (Lingua Brasileira de Sinais) de disciplinas como Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, Redação etc.”, explica o parlamentar, acrescentando que, além da oferta de conteúdo via plataforma digital, é interessante que seja disponibilizado um intérprete de libras para sanar as dúvidas dos alunos de forma presencial.

O vereador sugere, ainda, que o projeto seja viabilizado por meio de parcerias entre a Prefeitura e as instituições de nível superior que atuam na cidade. “Diante da falta de opção de pré-vestibulares para o público com surdez, o projeto é uma iniciativa importante para tornar esse processo seletivo mais justo, contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva”, avalia o parlamentar.

 

Fonte:

Deixe seu comentário