Portal da Cidade Resende

SAÚDE MENTAL

Vereadora propõe ao Executivo ações de conscientização no município

Para Marcia Lima, cabe ao Poder Público esclarecer a população sobre o assunto, inclusive por meio de debates e eventos.

Publicado em 12/10/2023 às 09:56
Atualizado em

A preservação da saúde mental é tema de uma proposta na Câmara de Resende (Foto: Divulgação)

Resende

A preservação da saúde mental é o tema de três indicações recentes de autoria da vereadora Marcia Lima (Republicanos). A parlamentar propôs à Prefeitura ações de conscientização nessa área, a serem promovidas no distrito de Bulhões, na comunidade Terra Livre e no Centro de Resende.

Em um relatório divulgado em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um plano para governos, acadêmicos, profissionais de saúde, sociedade civil e outros interessados no aprimoramento da saúde mental. Trata-se do Plano de Ação Integral de Saúde Mental 2013–2030, cujas recomendações principais consistem em: aumento do investimento no setor; reorganização dos entornos que influenciam a saúde mental, incluindo lares, comunidades, escolas e locais de trabalho, serviços de saúde; e ampliação do alcance da atenção à saúde mental, abrangendo mais lugares, modalidades e pessoas beneficiadas.

Para Marcia, cabe ao Poder Público esclarecer a população sobre o assunto, inclusive por meio de debates e eventos. 

Márcia Lima, vereadora de Resende

"Conscientização

Investir na saúde psíquica é fundamental para a prevenção de suicídios e também para a prevenção de doenças de uma forma geral. Por isso, a saúde mental é uma questão de Saúde Pública; precisa estar ao alcance de todos”

Márcia Lima, vereadora de Resende

Segundo dados da OMS, em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental e o suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes. Ainda de acordo com dados divulgados pela organização, os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade, causando um em cada seis anos vividos com incapacidade.

A OMS afirma que pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis. Em paralelo, a organização aponta o abuso sexual infantil e o abuso por intimidação como importantes causas da depressão. Já as desigualdades sociais e econômicas, emergências de saúde pública, guerra e crise climática estão entre as ameaças estruturais globais à saúde mental.

 

Fonte:

Deixe seu comentário