Portal da Cidade Resende

TRATA ÓLEO

Concessionária recicla mais de 40 mil litros de óleo usado em 2023

Programa desenvolvido pela Água das Agulhas Negras transforma o óleo arrecadado em biodiesel.

Publicado em 16/02/2024 às 19:15

Resende

O Programa Trata Óleo, promovido pela concessionária Águas das Agulhas Negras, em Resende, destinou 40.497 litros de óleo usado para reciclagem em 2023. Desde a sua implantação, a iniciativa já arrecadou mais de 114 mil litros de óleo, que foram transformados em biodiesel.

 A reciclagem inteligente do óleo de cozinha usado contribui para o funcionamento dos sistemas de esgoto sanitário e evita a poluição das águas, considerando que 1 litro de óleo é capaz de contaminar até 25 mil litros de água.

Além da coleta regular em estabelecimentos comerciais e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em locais estratégicos para a população, o Trata Óleo levou conscientização para 17 escolas municipais de Resende no último ano. Ao todo, 1.797 alunos participaram das atividades de sensibilização. “O Trata Óleo está se consolidando em Resende como uma importante iniciativa de coleta seletiva. A cada ano conquistamos novos parceiros comprometidos com ações sustentáveis. A parceria com as escolas municipais tem elevado nosso alcance de sensibilização. Acreditamos nesse programa como uma prestação de serviço essencial para o meio ambiente e o bem-estar de seus habitantes”, contou a analista de Comunicação, Priscila Berbert.


Depois de reciclado, o óleo de cozinha usado passa por um processo de purificação, eliminando restos de comida e demais sólidos para, então, ser destinado à produção de biocombustível. O óleo é matéria-prima para a produção de diversos outros produtos, como ração animal, sabão, tintura, dentre outros.

Para saber mais sobre o programa ou verificar o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) mais próximo, acesse www.trataoleo.grupoaguasdobrasil.com.br. Caso queira instalar um PEV em seu condomínio ou estabelecimento, entre em contato pelo WhatsApp (24) 9 9819-0520.

Fonte:

Deixe seu comentário